Paciente com 9 anos de idade, sexo masculino, sofreu tra...
Dentes permanentes: O tratamento pulpar depende do tempo decorrido desde a lesão, tamanho da exposição e desenvolvimento radicular.
Um dente com um ápice aberto ou fechado pode ser tratado com uma técnica de capeamento pulpar se o dente for tratado dentro de quatro horas após a lesão e o tamanho da exposição for identificado. O dente é isolado com um dique de borracha e descontaminado com clorexidina. Uma camada de pasta de hidróxido de cálcio é colocada sobre a exposição da polpa e o dente é restaurado com uma restauração de compósito.
o Em um dente com um ápice aberto (imaturo) com uma polpa que foi exposta por um longo período de tempo (>4 horas) e/ou em que a exposição é maior que 1mm, e a polpa tem vitalidade, uma pulpotomia Cvek (apexogênese) é realizada. O dente é isolado e descontaminado com clorexidina. O tecido pulpar contaminado é removido, usando uma broca carbide redonda ou de diamante montado em uma peça de mão de alta velocidade usando grandes quantidades de água. A polpa é removida a uma profundidade de 2-3 mm além do nível da exposição. Após hemostasia completa ser atingida, uma fina camada de pasta de hidróxido de cálcio ou agregado de trióxido mineral (MTA) é aplicada na ferida e suavemente comprimida. Uma fina camada de cimento de ionômero de vidro é colocada sobre o curativo dentro da preparação e o dente é restaurado com resina composta. O tratamento de acompanhamento consiste em um exame clínico após uma semana, um exame radiográfico com seis a oito semanas e intervalos de um ano para verificar a formação de barreira de tecido duro e o desenvolvimento continuado da raiz.
o Um dente com um ápice aberto (imaturo) e uma polpa não vital requer a extirpação de toda a polpa infectada. O canal é preparado até 1mm a menos do ápice radiográfico. O canal é irrigado completamente com hipoclorito de sódio (1% NaClO) para dissolver remanescentes de tecido pulpar e desinfetar o canal. Uma pasta de hidróxido de cálcio é inserida no canal com pressão moderada usando uma bolinha de algodão e um ponto de guta-percha, tomando cuidado para não se estender além do ápice. O cimento de ionômero de vidro ou óxido de zinco eugenol é colocado como curativo temporário. A pasta de hidróxido de cálcio é substituída em intervalos de três meses até se formar uma ponte calcificada, momento em que o tratamento endodôntico convencional pode ser iniciado.
Dentes lesionados com desenvolvimento radicular completo devem ser submetidos a extirpação completa da polpa e tratamento do canal radicular.
Navegue em mais questões