A radiografia lateral oblíqua de um paciente com 35 anos...

A radiografia lateral oblíqua de um paciente com 35 anos de idade, sexo masculino, mostra múltiplas pequenas calcificações com aspecto de "alvo-de-tiro", radiopacas na periferia e radiolúcidas no centro, localizadas abaixo da mandíbula. Este quadro é compatível com o diagnóstico de

  • 28/02/2019 às 09:30h
    0 Votos

    Flebolitos são calcificações idiopáticas de trombos. Na região de cabeça e pescoço, estão frequentemente associados a lesões vasculares, que são classificadas em duas entidades clínicas: hemangiomas e malformações vasculares6,22.


    Os flebolitos podem ser visualizados em radiografias panorâmicas e PA - póstero-anteriores, apresentando-se como múltiplos corpos laminados circulares ou ovais com aspecto característico de "alvo", radiopacos na periferia e radiolúcidos no centro6,22. Stafne e Gibilisco26 descrevem o aspecto interno como homogeneamente radiopaco, porém o mais comum é ter aparência de laminações concêntricas como cebola. Pode haver uma radiolucência central representando a porção remanescente do vaso. A camada externa é sempre calcificada e radiopaca.


    Os flebolitos podem ter a forma similar ao sialolito. Os sialolitos usualmente são únicos e, se mais de um está presente,são orientados em linha reta, enquanto flebolitos são comumente múltiplos e randomicamente distribuídos28. Para Scolozzi et al.22 , eles aparecem externos ao sistema ductal, enquanto os sialolitos possuem forma alongada.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis