Em didática, chamamos “elaboração conjunta” à forma de interação ativa entre o educador e os educandos, visando à obtenção de novos conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções, bem como à fixação e à consolidação de conhecimento e convicções já adquiridas. O método de elaboração conjunta faz parte do conjunto de opções metodológicas das quais o educador pode servir-se. A forma mais típica do método de elaboração conjunta é a conversação didática, que podemos chamar também de prática dialogada, reconhecida como de grande valor didático, pois
desenvolve nos educandos as habilidades de expressar opiniões fundamentadas, de discutir, argumentar, de escutar e de interpretar fatos.
tem como base as perguntas feitas sob a condução direta do educador na relação educativa.
permite que as perguntas feitas pelo educador tenham apenas uma formulação, evitando a expressão das mesmas idéias, de forma diferente.
permite que o educador tenha uma atitude positiva frente às argumentações dos educandos.
permite que os educandos reproduzam as argumentações dos educadores, abrindo possibilidade de uma avaliação mais real da aprendizagem.
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