Após uma excursão com sua turma de crianças de idade de 4-5 anos a um museu da cidade, a professora propõe, em uma situação de rodinha, que as crianças relatem o passeio. De início, as crianças começam a falar desordenadamente e se remetem a fatos isolados. Tendo em vista uma concepção de ensino-aprendizagem pautada na noção de construção do conhecimento, os procedimentos mais adequados da professora são:
possibilitar, a partir de suas perguntas e afirmativas, apoio para as crianças, que aos poucos vão organizando suas idéias e seus relatos.
narrar o passeio, de forma que em um momento posterior, as crianças possam tomá-la como modelo e aprendam a narrar a partir do mecanismo de imitação.
optar por deixar as crianças à vontade, sem propor alguma intervenção, para contar a história dentro de suas possibilidades.
guiar os alunos para repetirem as suas falas.
propor outra atividade por considerar que as crianças ainda não são capazes de elaborar uma narrativa.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}