Um dos mais importantes membros da Escola de Frankfurt, o psicanalista alemão Erich Fromm, desenvolveu suas principais ideias em uma trilogia: “Psicanálise da Sociedade Contemporânea”, “O Medo à Liberdade” e “Análise do Homem”. Qual é o ponto central de sua análise contida nos três livros?
A discussão da responsabilidade do homem moderno em uma sociedade cujo interesse principal está na produção econômica (que limita e aprisiona) e não no aprimoramento do valor da criatura humana.
A responsabilidade de desmistificar os símbolos contidos nos comportamentos modernos e na produção das obras de arte.
Reflexões que buscam relacionar o impasse atual do pensamento filosófico com o dilema concreto das perspectivas humanas para o futuro. Seu objetivo é indagar o conceito mais interno da racionalidade subjacente a nossa cultura industrial contemporânea, a fim de descobrir se esse conceito não contém falhas que, essencialmente, o tornam vicioso.
Uma reflexão sobre o que foi tema constante da abordagem frankfurtiana: a dominação. Discutindo-a em seus subsistemas, como a Indústria Cultural e o Positivismo, expõe em detalhes o controle exercido pela burguesia sobre a sociedade.
A análise das causas e consequências da destruição da “aura” que envolve as obras de arte, como objetos individualizados e únicos, à medida que são copiados e reproduzidos pelo cinema e pela fotografia.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}