No que se refere à opinião pública, há uma antiga controv...

No que se refere à opinião pública, há uma antiga controvérsia não resolvida nas Ciências Sociais, não só sobre o próprio conceito, mas também quanto a sua formação. A teoria mais conhecida é aquela que tenta explicar o processo de formação da opinião pública por meio do chamado modelo cascata.

A opinião pública se formaria a partir de pequenos grupos, situados no topo da pirâmide social, e depois viria descendo, por degraus, até a base da pirâmide. No primeiro degrau dessa cascata, estaria o pequeno grupo das elites econômicas e sociais; no segundo, estaria o das elites políticas e, no terceiro, a mídia, seguida pelos chamados formadores de opinião — intelectuais, religiosos, artistas, educadores, líderes empresariais e sindicais, jornalistas —; finalmente, no último degrau, a grande maioria que constitui a base da população.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens seguintes.

No âmbito da Communication Research, entre as primeiras teorias da comunicação que se dedicaram à análise dos processos de formação de uma opinião desvinculada da mídia, está incluída a abordagem de campo, também conhecida como estudo dos efeitos limitados. Ao privilegiar a força dos líderes locais de opinião, essa perspectiva mostra, por exemplo, como uma campanha eleitoral transmitida pelo rádio poderia fracassar caso o candidato não contasse com o apoio de líderes de opinião influentes na comunidade.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis