Ao trabalhar em uma redação, seja de rádio, jornal, revis...

Ao trabalhar em uma redação, seja de rádio, jornal, revista, TV ou agências de notícias, o jornalista entra em contato com diversas gírias características desta profissão. Muitas são de fundamental importância para a sobrevivência do profissional e do processo de fechamento de qualquer matéria. Observe a lista a seguir.

I - Boneco - foto de uma única pessoa em plano americano.

II - Foca - repórter novato e inexperiente.

III - Pescoção - técnica utilizada para apurar matérias de economia.

IV - Suíte - repercussão de um fato.

V - Boneca - designação da locução da matéria de TV.

VI - OFF - lead para uma matéria de rádio.

As gírias estão corretamente definidas em

  • 14/02/2019 às 10:46h
    0 Votos

    Pescoção é a gíria que os jornalistas usamos para nos referirmos ao expediente alongado das sextas-feiras nos jornais impressos, quando são fechadas as edições de sábado e grande parte (ou toda) a edição dominical. Geralmente se estende até a madrugada. Uma analogia ao pescoço da girafa, que é alongado.


    Boneca/boneco



    1 – Objeto demonstrativo de trabalho gráfico com mais de duas páginas destinado a ser impresso. Confeccionado no mesmo formato em que se pretende imprimir o trabalho em questão, o(a) boneco(a) funciona como um leiaute e orienta o paginador ou o artefinalista, com o desenho das páginas a serem montadas e com a disposição de cada página em relação a outra. Seu principal objetivo é demonstrar como deverá ser a peça final depois de impressa e montada. (Comap) (https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/glossario/boneca-boneco). Caderninho com uma visão prévia das páginas da edição.


    OFF - abreviatura de "off de record" (fora de gravação). Uso de uma fonte não identificada. 


     


  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis