Para Jonnaert, Etayebi e Defise (2010), o currículo de um...
Dentro da lógica adotada pelo sistema de ensino são apresentadas neste livro três
interpretações diferentes de currículo: 1) Oficial, 2) Implantado e 3)Assimilado. Denominam
currículo oficial aquele que se encontra definido nos documentos oficiais. O currículo implantado
é aquele que deriva da interpretação dos professores em relação ao currículo oficial. No currículo
assimilado, os alunos desenvolvem competências e constroem conhecimentos. O ideal é que haja
correspondência entre os três tipos de currículo, além da adesão do corpo docente para o sucesso
das reformas curriculares.
Durante todo o desenvolvimento do livro, os autores fazem uso de movimentos de aproximação
com outras correntes, na tentativa de fornecer ao leitor os subsídios necessários para a construção
do conceito de currículo. Neste momento, são apresentadas duas grandes abordagens: a tecnicista
e a cultural. São essas correntes que vão dar origem à pedagogia por objetivo e por domínio, alem
da abordagem cultural do currículo.
Após tecer algumas considerações, os autores afirmam que o desenvolvimento de uma
competência necessita mais do que um saber fragmentado e descontextualizado como único
recurso. Deste modo, uma nova visão de saberes começa a se impor, valorizando as informações
adquiridas fora do contexto escolar.
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