Para Jonnaert, Etayebi e Defise (2010), o currículo de um...

Para Jonnaert, Etayebi e Defise (2010), o currículo de um sistema educativo deve possibilitar a definição clara de suas finalidades e a operacionalização do conjunto de um plano de educação e sua aplicabilidade por meio de um plano de ação administrativo.

Analise as seguintes afirmativas sobre o currículo.

I. Um mesmo currículo pode ser entendido segundo três níveis de interpretação bem diferentes: currículo oficial, currículo implantado e currículo assimilado.

II. Entre as correntes curriculares está a que se refere a uma abordagem cultural do currículo, a qual gerou a pedagogia por objetivos e a pedagogia (do domínio).

III. Uma abordagem focalizada nos alunos não exclui, nem os saberes disciplinares, nem os interesses para a sociedade.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • 03/11/2017 às 12:03h
    0 Votos

    Dentro da lógica adotada pelo sistema de ensino são apresentadas neste livro três
    interpretações diferentes de currículo: 1) Oficial, 2) Implantado e 3)Assimilado. Denominam
    currículo oficial aquele que se encontra definido nos documentos oficiais. O currículo implantado
    é aquele que deriva da interpretação dos professores em relação ao currículo oficial. No currículo
    assimilado, os alunos desenvolvem competências e constroem conhecimentos. O ideal é que haja
    correspondência entre os três tipos de currículo, além da adesão do corpo docente para o sucesso
    das reformas curriculares.
    Durante todo o desenvolvimento do livro, os autores fazem uso de movimentos de aproximação
    com outras correntes, na tentativa de fornecer ao leitor os subsídios necessários para a construção
    do conceito de currículo. Neste momento, são apresentadas duas grandes abordagens: a tecnicista
    e a cultural. São essas correntes que vão dar origem à pedagogia por objetivo e por domínio, alem
    da abordagem cultural do currículo.
    Após tecer algumas considerações, os autores afirmam que o desenvolvimento de uma
    competência necessita mais do que um saber fragmentado e descontextualizado como único
    recurso. Deste modo, uma nova visão de saberes começa a se impor, valorizando as informações
    adquiridas fora do contexto escolar.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis