Segundo Vasconcellos (2006, p. 147), "o projeto de ensino...
file:///C:/Users/CASA/Downloads/DiasAndreiaCristinaParizatto_TCC.pdf
Na construção do Projeto de Ensino-Aprendizagem alguns elementos devem ser
tomados em conta, segundo Vasconcellos (2004, p.149):
- A clareza que o Projeto Político-Pedagógico é uma grande referência para
todos os projetos da escola.
- A integração do trabalho da escola, do curso e da área específica.
- A concepção dialética, superando as visões parciais do planejamento, não
excedendo as extremidades, mas estabelecendo uma relação. Por exemplo: de um lado
36
está o planejamento formal e alienado e do outro o não planejamento ou o planejamento
ingênuo, espontâneo; a concepção dialética aqui se mostra para a vivência de um
planejamento consciente, crítico, intencional, aberto e interativo.
- A diferença entre a contingência e a necessidades de um conteúdo e do
conhecimento, pois muitas vezes os conteúdos que são contingentes tornam-se
necessários no cotidiano da escola, deixando para trás o conhecimento em si, e este se
torna contingencial.
- O trabalho com os alunos concretos, ou seja, ser professor dos alunos e não dos
conteúdos estabelecidos. Garantindo espaço para que os conteúdos emergentes se
desenvolvam no cotidiano, e no trabalho em sala de aula.
- Espaços de reflexões, durante o ano, para se pensar sobre o planejado, o que
deu certo, alguma dificuldade, mudanças a serem feitas, etc. Estes momentos são
individuais e em grupo, contando com a ajuda a coordenação pedagógica.
Navegue em mais questões