Segundo Vasconcellos (2006, p. 147), "o projeto de ensino...

Segundo Vasconcellos (2006, p. 147), "o projeto de ensino-aprendizagem é uma síntese que o educador faz dos apelos da realidade, das expectativas sociais, de seus compromissos e objetivos, das condições concretas do trabalho". Assim sendo, o projeto que o professor elabora é um instrumento de luta, de resistência e para tal devem ser considerados alguns elementos na sua construção, a saber:

I. Ter a clareza de que o Projeto Político-Pedagógico é a grande referência para todos os demais projetos da escola.

II. O educador deve ter autonomia e a disciplina que ministra deve estar integrada na perspectiva geral do trabalho da área, do curso e da escola.

III. Buscar superar as visões parciais, dicotômicas do planejamento em uma concepção dialética entre realidade e conhecimento.

A opção CORRETA é:

  • 28/02/2018 às 03:52h
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    file:///C:/Users/CASA/Downloads/DiasAndreiaCristinaParizatto_TCC.pdf

    Na construção do Projeto de Ensino-Aprendizagem alguns elementos devem ser
    tomados em conta, segundo Vasconcellos (2004, p.149):
    - A clareza que o Projeto Político-Pedagógico é uma grande referência para
    todos os projetos da escola.
    - A integração do trabalho da escola, do curso e da área específica.
    - A concepção dialética, superando as visões parciais do planejamento, não
    excedendo as extremidades, mas estabelecendo uma relação. Por exemplo: de um lado
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    está o planejamento formal e alienado e do outro o não planejamento ou o planejamento
    ingênuo, espontâneo; a concepção dialética aqui se mostra para a vivência de um
    planejamento consciente, crítico, intencional, aberto e interativo.
    - A diferença entre a contingência e a necessidades de um conteúdo e do
    conhecimento, pois muitas vezes os conteúdos que são contingentes tornam-se
    necessários no cotidiano da escola, deixando para trás o conhecimento em si, e este se
    torna contingencial.
    - O trabalho com os alunos concretos, ou seja, ser professor dos alunos e não dos
    conteúdos estabelecidos. Garantindo espaço para que os conteúdos emergentes se
    desenvolvam no cotidiano, e no trabalho em sala de aula.
    - Espaços de reflexões, durante o ano, para se pensar sobre o planejado, o que
    deu certo, alguma dificuldade, mudanças a serem feitas, etc. Estes momentos são
    individuais e em grupo, contando com a ajuda a coordenação pedagógica.

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