Texto para as questões de 21 a 23 &nbs...

#Questão 122304 - Química, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2007, CPC/PA, Auxiliar Técnico de Perícia

Texto para as questões de 21 a 23

       A quantidade de proteína total no soro é um parâmetro clínico importante para o diagnóstico da disfunção hepática. O método de Kjeldahl é um dos métodos utilizados para essa determinação, que possibilita resultados de grande precisão e exatidão. Trata-se de um método para determinação de nitrogênio orgânico, com base em uma titulação de neutralização. No método de Kjeldahl, a amostra é decomposta a quente na presença de ácido sulfúrico concentrado, para converter todo o nitrogênio orgânico em íons amônio. A solução resultante é então resfriada, diluída e alcalinizada. A amônia liberada é destilada e coletada em uma solução que contém uma quantidade conhecida de um ácido padrão. O nitrogênio orgânico é determinado por titulação de retorno, ou seja, titulando-se o excesso de ácido não reagido no frasco de coleta. As reações são descritas a seguir.

       Um auxiliar técnico de perícia realizou o seguinte procedimento: pipetou 10,0 mL da solução contida em um frasco comercial de HCL cujo rótulo trazia as seguintes informações: 36,5% (fração em massa), M = 36,5 g/mol, d = 1,18 g/mL; transferiu o volume pipetado para um balão volumétrico de 250 mL; completou o volume do balão com água destilada; transferiu 25,0 mL dessa solução diluída para um frasco de coleta; acrescentou 50,0 mL de água destilada; realizou a destilação de Kjeldahl com 10,0 mL de uma amostra de sangue de um paciente humano, coletando a amônia no referido frasco de coleta. O ponto final da titulação do excesso de ácido não-reagido foi atingido com 17,0 mL de NaOH 0,500 mol/L.

Com base nas informações do texto, é correto concluir que a concentração em quantidade de matéria (molaridade) do ácido clorídrico no frasco comercial de HCL é de

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis