Um estudante de direito, com o objetivo de sistematizar o...

Um estudante de direito, com o objetivo de sistematizar o seu estudo, criou sua própria legenda, na qual identificava, por letras, algumas afirmações relevantes quanto à disciplina estudada e as vinculava por meio de sentenças (proposições). No seu vocabulário particular constava, por exemplo:

P: Cometeu o crime A.

Q: Cometeu o crime B.

R: Será punido, obrigatoriamente, com a pena de reclusão no regime fechado. S: Poderá optar pelo pagamento de fiança.

Ao revisar seus escritos, o estudante, apesar de não recordar qual era o crime B, lembrou que ele era inafiançável.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Caso as proposições R e S se refiram à mesma pessoa e a um único crime, então, independentemente das valorações de R e S como verdadeiras ou falsas, a proposição  será sempre falsa.

  • 13/04/2018 às 10:36h
    1 Votos

    Na verdade, a única possibilidade da expressão "Se (R^S) então Q" ser falsa é quando R e S forem verdadeiros e Q for falso (a bendita "Vera Fischer" - Se V, então F). Gabarito ERRADO.

  • 13/06/2018 às 08:57h
    1 Votos

    R^S -> Q
    = Se for punido, obrigatoriamente, com a pena de reclusão no regime fechado e poderá optar pelo pagamento de fiança, então, cometeu o crime B.
    A questão afirma que ao revisar seus escritos, o estudante, apesar de não recordar qual era o crime B, lembrou que ele era inafiançável.
    Sabemos que na conjunção '^' só será verdadeira R e S forem verdadeiras.
    Sabemos que na condição '->' só será falsa se F e V.
    Sendo o crime cometido por Q inafiaçável, então temos V^F -> Q - desta forma teremos que o primeiro elemento da condição será Falso tornando a condição sempre Verdadeira.
    Gabarito: ERRADO

  • 16/04/2018 às 10:13h
    1 Votos

    R/S -> Q
    = Se for punido, obrigatoriamente, com a pena de reclusão no regime fechado e poderá optar pelo pagamento de fiança, então, cometeu o crime B.
    A questão afirma que ao revisar seus escritos, o estudante, apesar de não recordar qual era o crime B, lembrou que ele era inafiançável. Logo, questão ERRADA.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis