Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
No trabalho com crianças com síndrome de Down, o terapeut
#Questão 1074450
-
Terapia Ocupacional
,
Terapia Ocupacional Aplicada à Saúde Mental, Reabilitação Psicossocial, Disfunções Sensoriais, Neuroanatomia e Neuropsicologia
,
VUNESP
,
2022
,
Prefeitura de Jundiaí - SP
, Terapeuta Ocupacional
No trabalho com crianças com síndrome de Down, o terapeuta ocupacional busca o desenvolvimento de diferentes habilidades com base no uso da atividade como recurso terapêutico, e pode auxiliar seu desenvolvimento com ações que enfoquem o desempenho ocupacional, objetivando o aumento da capacidade funcional e a criação de oportunidades para a realização de atividades de autocuidado e daquelas que possibilitem a interação em diferentes contextos. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
A) Ainda que, na prática, sejam observados benefícios resultantes da experimentação de jogos, brinquedos e brincadeiras que estimulam o desenvolvimento de crianças e pré-adolescentes; estudos com a utilização da Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox, antes e depois de atendimentos de terapia ocupacional, não demonstraram melhora significativa no comportamento lúdico.
B) Quanto ao desenvolvimento de conceitos, as atividades terapêuticas podem englobar conceitos de matemática, esquema corporal, leitura e escrita. Para o aprendizado de leitura e escrita, o processamento auditivo é fundamental e estudos comparativos de crianças com síndrome de Down e crianças típicas mostraram que a consciência de rima, fonema e sílaba mantém-se preservada, com resultados semelhantes entre os dois grupos.
C) Em relação à participação em atividades em grupo, estudos sobre a influência das funções cognitivas na participação das crianças com síndrome de Down sinalizam que as atividades em grupo na fase da infância e pré-adolescência mostram-se desfavoráveis à aquisição da independência na vida adulta devido às dificuldades relacionadas à capacidade de abstração.
D) O desempenho comunicativo e lexical expressivo de crianças com síndrome de Down e crianças com desenvolvimento típico mostra resultados semelhantes nos aspectos de produção de palavras e frases, narrativa, tempo de atenção e nomeação de figuras, demonstrando que a linguagem é habilidade fundamental e gradualmente adquirida.
E) A análise de dados provenientes de atendimentos de terapia ocupacional realizados em brinquedoteca terapêutica demonstrou que as brincadeiras de faz de conta e com histórias apareceram nas atividades dirigidas de maneira pouco expressiva, mas eram frequentemente escolhidas pelos participantes de todas as idades, nos momentos de brincadeira livre na brinquedoteca.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...