No cotidiano profissional do/a assistente social, são real

No cotidiano profissional do/a assistente social, são realizados a orientação e o acompanhamento tanto de indivíduos quanto de grupos e famílias. Este tema é abordado por Regina Mioto (2009). Acerca desse tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Considera-se que a orientação e o acompanhamento, tradicionalmente vinculados ao atendimento de demandas singulares de indivíduos, grupos e famílias, configuram-se como ações disciplinadoras e de fiscalização que se desenvolvem nos processos socioassistenciais e que se articulam organicamente com os processos de planejamento e gestão, e com os processos político-organizativos.

( ) A orientação e o acompanhamento, enquanto ações socioeducativas realizadas por assistentes sociais alinhados ao atual projeto ético-político da profissão, podem contribuir para o fortalecimento de processos emancipatórios, nos quais há a formação de uma consciência crítica dos sujeitos frente à apreensão e à vivência da realidade, sendo ela também facilitadora de processos democráticos, garantidores de direitos e de relações horizontais entre profissionais e usuários, ao mesmo tempo que projeta a sua emancipação e a transformação social.

( ) A socialização das informações está pautada no compromisso da garantia do direito à informação, como direito fundamental de cidadania. Cepik (2000) classifica o direito à informação como um direito civil, político e social e destaca a sua centralidade para a construção da cidadania contemporânea.

( ) O processo reflexivo tem como objetivo a formação da consciência crítica. Esse objetivo somente se realiza à medida que são criadas as condições para que os usuários elaborem, de forma consciente e crítica, sua própria concepção de mundo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis