Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Considerando que o combate ao racismo, ao preconceito e à
#Questão 1069934
-
Serviço Social
,
Serviço Social e Minorias: grupos étnicos/raciais, movimentos sociais, questão agrária e ambiental, questão habitacional, questão de gênero e população de rua
,
FAU
,
2022
,
Prefeitura de Renascença - PR
, Assistente Social
Considerando que o combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação étnico-racial é parte do processo de efetivação do projeto ético-político profissional do Serviço Social e dos princípios do Código de Ética de 1993, analise a citação do texto de Marcia C. Eurico e depois marque a alternativa INCORRETA:
“Os/as assistentes sociais desenvolvem o seu trabalho profissional nas diversas políticas públicas, no complexo e contraditório processo de reprodução das relações sociais. No modo de produção capitalista, a manutenção dos níveis extremos de desigualdade social está mediada pela funcionalidade do racismo e, no caso das relações institucionais, sejam elas públicas ou privadas, é dependente do racismo institucional, que possibilita a manutenção de práticas racistas, internalizadas e reproduzidas de maneira automatizada e naturalizada”.
(Marcia C. Eurico. A luta contra as explorações/opressões, o debate étnico-racial e o trabalho do assistente social.
Revista Serviço Social e Sociedade.
N.133. Cortez: 2018. p.523)
A) O racismo institucional refere-se às operações anônimas de discriminação racial em instituições, profissões ou mesmo em sociedades inteiras. O anonimato existe na medida em que o racismo é institucionalizado, perpassa as diversas relações sociais, mas não pode ser atribuído a um indivíduo isoladamente. Ele se expressa, por exemplo, no acesso à escola, ao mercado de trabalho e na reprodução de práticas discriminatórias nas instituições.
B) No âmbito institucional – onde se desenvolvem as políticas públicas, os programas e as relações interpessoais -, toda vez que a instituição não oferece acesso qualificado às pessoas em virtude de sua origem étnico-racial, da cor da sua pele ou cultura, o trabalho fica comprometido, o que se configura como racismo institucional.
C) No cotidiano das instituições, no qual o racismo se revela de maneira constante e sem tréguas, as/os assistentes sociais podem assumir o compromisso de desvelar o racismo na dimensão organizacional, propor intervenções na direção oposta e desempenhar papel relevante também no trabalho com a equipe para coibir práticas racistas, que incidem de maneira perversa na população negra.
D) Uma ação importante que os/as assistentes sociais podem fazer em relação ao combate ao racismo é o tratamento adequado de indicadores sociais e a qualificação desses dados. O IBGE, por exemplo, apresenta dados referente ao quesito cor/raça, agregando pretos e pardos em um mesmo indicador, já que esses compõem a população negra.
E) A coleta de dados no quesito raça/cor, no trabalho profissional dos/as assistentes sociais, deve acontecer somente para estudos e análises quando se referem ao atendimento da população negra, considerando que no artigo 5º da Constituição Federal consta o princípio de que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...