Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Michel Foucault demonstrou que as sociedades disciplinares
#Questão 1069702
-
Sociologia
,
Cultura e sociedade
,
FCC
,
2022
,
SEC-BA
, Ciências Humanas: Filosofia
Michel Foucault demonstrou que as sociedades disciplinares tiveram um longo desenvolvimento na Europa entre os séculos VIII e XIX, e foram caracterizadas, sobretudo, pela criação, difusão e aperfeiçoamento de grandes instituições de confinamento com leis próprias (a família, a escola, o quartel, a fábrica e o hospital), funcionando como meios de concentração e ordenação da força produtiva. Gilles Deleuze, por sua vez, indicou que, após a Segunda Guerra Mundial, um novo modo de organização social ganha forma lentamente e passa a substituir o anterior. Acerca desse novo regime de dominação do mundo ocidental contemporâneo, é correto afirmar:
A) Verifica-se o aumento das penas de privação de liberdade, que exigem a construção de um número cada vez maior de prisões.
B) São criadas linhas de montagem nas fábricas, com especialização de funções e aumento do número de capatazes.
C) As liberdades individuais orientam as ações de vigilância dos Estados, que passam a garantir a privacidade dos cidadãos e a atuar de modo mais tolerante.
D) Ocorre uma mudança profunda no capitalismo resultante do desenvolvimento tecnológico e caracterizada pelo marketing e pela centralidade dos serviços digitais.
E) A dominação política está baseada em exércitos fortes, bem armados e cada vez maiores.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...