Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Sobre a Psicoterapia Grupal, analise os itens: I.O grupo
#Questão 1061129
-
Psicologia
,
Teorias e Técnicas Psicoterápicas
,
AMEOSC
,
2022
,
Prefeitura de Guaraciaba - SC
, Psicólogo
Sobre a Psicoterapia Grupal, analise os itens:
I.O grupo oferece ao terapeuta, por meio da interação de seus integrantes, um acesso privilegiado aos conflitos e relacionamentos (vínculos) que eles estabelecem, podendo assim abordar e tratar as patologias existentes. Isso constitui a principal diferença entre a psicoterapia psicodinâmica individual e a de grupo: enquanto nos grupos as relações intersubjetivas (vínculos) fazem parte do aqui e agora, no tratamento individual essas relações estão no lá e então e são apenas relatadas pelo paciente.
II.A existência de um grupo pressupõe uma série de características psicológicas que lhe é intrínseca e, portanto, definidora de o que é um grupo. Esse conjunto de características se chama setting grupal e ocorre em todos os grupos humanos, independentemente da sua finalidade. Um terapeuta de grupo deve compreendê-los adequadamente para minimizar os seus efeitos obstrutivos e maximizar os seus efeitos catalisadores de mudanças e de crescimento emocional.
III.O enquadre grupal é o conjunto de regras e combinações que organizam e possibilitam o processo grupal terapêutico. São as "regras do jogo". Ele inclui os aspectos práticos do tratamento: local, horário, frequência e duração das sessões, honorários, férias, número de participantes, grupo aberto ou fechado, etc. Ao mesmo tempo, o enquadre também funciona como um "organizador psicológico" que estabelece limites e funções e proporciona a segurança necessária para os pacientes poderem se desnudar ao longo do tratamento.
IV.O funcionamento de um grupo, sua cultura, sua organização gestáltica e sua "produtividade" são fortemente influenciados pela composição (ou agrupamento, como denominam alguns autores) de seus membros.
V.O encontro de pessoas no grupo produz um fenômeno denominado de estado de reflexos, no qual cada participante pode refletir nos outros e ter refletidos pelos outros os vários aspectos de sua imagem social e psicológica. Isso oferece ao indivíduo uma oportunidade ímpar de reconhecer identificações patológicas, produzindo novas identificações mais saudáveis.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
A) III, IV e V.
B) I, II e III.
C) II, III e IV.
D) I, III e IV.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...