Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Apesar de haver um maior número de profissionais na área
#Questão 1060190
-
Psicologia
,
Psicologia da Saúde
,
UNIOESTE
,
2022
,
Prefeitura de Santo Antônio da Platina - PR
, Psicólogo
Apesar de haver um maior número de profissionais na área hospitalar, ainda persiste uma série de dificuldades. A própria inserção da(o) psicóloga(o) na unidade institucional é uma delas. Outra dificuldade ainda é a deficiência do instrumental teórico necessário para atuação nessa área específica desde a formação universitária. Até agora, muitas universidades não têm em sua grade curricular a Psicologia Hospitalar. Com a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia, aprovada em 2004, e com a publicação da Resolução do Conselho Nacional de Saúde, nº 597, de 13 de setembro de 2018, acredita-se que gradativamente esse cenário se modificará. Atualmente, muitos hospitais dão preferência a contratar psicólogas(os) que tenham o curso de especialização em Psicologia Hospitalar, inclusive, há hospitais que ministram cursos de aprimoramento ou de especialização, que, além de proporcionar formação teórica, oferecem ao aluno(a) a prática da profissão concomitantemente ao curso. A postura da(o) psicóloga(o) também é importante para a sua inserção no hospital, sendo que ele(a) deve ser um(a) profissional amplo no sentido da palavra. Com base nesse fragmento de texto, marque a opção que NÃO condiz com essa postura e que NÃO se caracteriza como uma atribuição da(o) Psicóloga(o) Hospitalar.
A) Ela(e) deve ter bom senso, um bom preparo teórico e prático, respeitar os colegas da equipe multiprofissional e fazer-se respeitar, sem esquecer que deve ter uma grande resistência à frustração, dadas as condições e o contexto hospitalar.
B) Para prestar assistência ao paciente, é necessário conhecer a doença, sua evolução e seu prognóstico, além da rotina à qual ela(e) vai ser submetida(o). Conhecer sobre a doença do(a) paciente faz com que o profissional tenha maior segurança no momento de prestar ajuda psicológica, sendo que as informações passadas aos pacientes são importantes para diminuir a ansiedade, dirimir fantasias e desmistificar ideias preconcebidas.
C) É recomendado realizar grupos educativos dentro do hospital, pois facilitam a conscientização do(a) paciente e família no contexto da doença e das formas de tratamento.
D) Por meio do Ofício Circular nº 65/2020/GTec/CG - CFP, encaminhado aos Conselhos Regionais de Psicologia, o Conselho Federal de Psicologia recomendou que profissionais de psicologia realizem a comunicação do óbito e notícias do estado de saúde dos(as) pacientes.
E) A(o) psicóloga(o) hospitalar tem como papel
reunir técnicas fundamentadas em teorias do conhecimento científico e aplicá-las de maneira sistemática, de forma a amenizar o sofrimento do paciente frente à hospitalização.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...