Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Os estereótipos, uma vez que muitos deles continuam a vigo
#Questão 1058319
-
Psicologia
,
Psicologia Social
,
IDECAN
,
2022
,
TJ-PI
, Psicólogo
Os estereótipos, uma vez que muitos deles continuam a vigorar no imaginário social, participam, portanto, da formação de representações e identidades de gênero que têm repercussões diretas e indiretas no cotidiano de mulheres e homens, trazendo soluções para antigos problemas e também gerando novos conflitos. Levando em consideração o assunto acima, assinale a afirmativa
incorreta
.
A) As oposições e/ou as correlações negativas entre masculino e feminino são aprendidas através dos estereótipos de gênero vigentes em uma dada cultura. É possível observar que as crianças gradativamente aprendem a opor atributos masculinos e femininos à medida que incorporam os valores e crenças transmitidos em casa, na escola, na TV, nos livros infantis e na internet Estudos transculturais demonstram como padrões praticados pelos adultos são internalizados pelas crianças e como alguns deles são compartilhados por indivíduos de diferentes países ocidentais.
B) Não há necessidade de correr mundo para constatar a multiplicidade dos modelos masculinos. Nossa sociedade é um bom observatório para essa diversidade. A masculinidade difere segundo a época, mas também segundo a classe social, a raça e a idade do homem.
C) Apesar da primazia dos valores capitalístas e da proximidade geográfica com os Estados Unidos, no México é tradicionalmente inconcebível que um homem se dedique mais à sua carreira profissional do que ao convivia familiar. Ou melhor, pelos padrões mexicanos tradicionais, "um bom pai" não pode usar o excesso de trabalho como desculpa para não dar atenção aos filhos, por exemplo.
D) Entre os estereótipos de gênero que se aplicam à esfera afetiva é comum a imagem de que "as mulheres se apaixonam com muita facilidade e os homens cruelmente as abandonam". Em estudo com 231 casais de namorados, universitários, provenientes de familias de classe média, residentes na região de Boston (EUA), os autores acharam evidências de que as mulheres tendem a se apaixonar mais rapidamente que os homens e revelaram que as moças tendem a encerrar os relacionamentos mais prontamente do que eles. Segundo nos informam, as moças estavam mais presas à Ideologia de amor romântico, acreditando mais do que os rapazes no amor à primeira vista.
E) No Ocidente, durante muito tempo homens e mulheres viveram aprisionados por representações e papéis construídos para moldar machos e fêmeas de modo a adequá-los à vida social. Com o advento do feminismo e do movimento gay, entre tantos outros fenômenos que tiveram profundas implicações sociais, assistimos a uma série de transformações nos papéis masculinos e femininos tradicionais, sem, contudo, espelhar transformações nas representações sociais propriamente ditas.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...