Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Na obra “Documentos de identidade: uma introdução as te
#Questão 1049902
-
Pedagogia
,
Temas Educacionais Pedagógicos
,
FEPESE
,
2022
,
UDESC
, Pedagogo
Na obra “Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo” (2010), Tomaz Tadeu da Silva aponta inúmeras questões que estão no cerne das teorias do currículo.
Tendo isso em mente e considerando o exposto pelo autor na referida obra, relacione as colunas 1 e 2 abaixo.
Coluna 1
Teorias
1. Teorias tradicionais
2. Teorias críticas
3. Teorias pós-críticas
Coluna 2
Questões
( ) Como as formas de divisão da sociedade afetam o currículo? Como a forma como o currículo processa o conhecimento e as pessoas contribui, por sua vez, para reproduzir aquela divisão? Qual conhecimento – de quem – é privilegiado no currículo? Quais grupos se beneficiam e quais grupos são prejudicados pela forma como o currículo está organizado? Como se formam resistências e oposições ao currículo oficial?
( ) Como desconstruir o texto racial do currículo, como questionar as narrativas hegemônicas de identidade que constituem o currículo? Quais são os mecanismos de construção das identidades nacionais, raciais, étnicas? Como a construção da identidade e da diferença está vinculada a relações de poder? Como a identidade dominante tornou-se a referência invisível através da qual se constroem as outras identidades como subordinadas? Quais são os mecanismos institucionais responsáveis pela manutenção da posição subordinada de certos grupos étnicos e raciais?
( ) Como o currículo está implicado na formação das masculinidades? Que conexões existem entre as formas como o currículo produz e reproduz um tipo de masculinidade e as formas de violência, controle e domínio que caracterizam o mundo social mais amplo?
( ) Por que esses conhecimentos são selecionados e não outros? Quais conhecimentos guiaram a seleção desse conhecimento particular? Quais são as relações de poder envolvidas no processo de seleção que resultou nesse conhecimento particular? Por que se atribui mais prestígio a certas disciplinas do que a outras? Por que alguns currículos são caracterizados por uma rígida separação entre as diversas disciplinas enquanto outros permitem uma maior integração?
( ) Que objetivos educacionais deve a escola procurar atingir? Que experiências educacionais podem ser oferecidas que tenham a probabilidade de alcançar esses propósitos? Como organizar eficientemente essas experiências educacionais? Como podemos ter certeza de que esses objetivos estão sendo alcançados? Como ensinar? Dado que temos um conhecimento a ser transmitido, qual é a melhor forma de transmiti-lo?
Assinale a alternativa que indica a sequência
correta
, de cima para baixo.
A) 2 • 3 • 3 • 1 • 2
B) 2 • 3 • 3 • 2 • 1
C) 3 • 2 • 2 • 3 • 1
D) 3 • 2 • 3 • 1 • 2
E) 3 • 2 • 3 • 2 • 1
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...