Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
O Grupo Música Viva (1938-52), criado por obra de H. J. Ko
#Questão 1040166
-
Música
,
,
FGV
,
2022
,
Senado Federal
, Consultor Legislativo - Desporto e Cultura
O Grupo Música Viva (1938-52), criado por obra de H. J. Koellreutter, visou a instaurar uma nova ordem na música brasileira, em diálogo com a vanguarda internacional:
“
A música, traduzindo ideias e sentimentos na linguagem dos sons, é um meio de expressão; portanto, produto da vida social. MÚSICA VIVA, compreendendo este fato, combate pela música que revela o eternamente novo, isto é: por uma arte musical que seja a expressão real da época e da sociedade. MÚSICA VIVA estimulará a criação de novas formas musicais que correspondam às ideias novas. MÚSICA VIVA, adotando os princípios de arteação, abandona como ideal a preocupação exclusiva de beleza; pois, toda a arte de nossa época não organizada diretamente sobre o princípio da utilidade será desligada do real”.
Manifesto de 1946, assinado por H. Alimonda, Egídio de Castro e Silva, Guerra-Peixe, Eunice Katunda, H-J. Koellreutter, E. Krieger, G. Marcondes, S. Parpinelli, C. Santoro.
Com base no trecho e em seus conhecimentos, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente contribuições políticas e estéticas do Música Viva para a música moderna brasileira.
A) A defesa da incorporação da tradição nacional na música, com a valorização de referências à especificidade cultural brasileira, como nas composições de Heitor Villa-Lobos.
B) A valorização da produção musical, entanto conteúdo de obras individuais de alto valor, e do compositor, enquanto agente social especializado na produção estética erudita.
C) A recondução da arte à práxis vital, com forte empenho cívico dos artistas, engajados em produzir músicas para as festividades pátrias, como nas canções de Claudio Santoro.
D) A experimentação e divulgação de novas técnicas composicionais, com soluções atonais e dodecafônicas, como em composições de César Guerra-Peixe.
E) A ênfase na subordinação do intérprete ao compositor, em desacordo com os processos indeterminados, de aleatoriedade e acaso, introduzidos por John Cage.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...