Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, com históric
#Questão 1038473
-
Medicina
,
Hematologia
,
UFSC
,
2022
,
UFSC
, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica
Paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, com histórico de tabagismo (45 anos-maço) procura atendimento com quadro de linfoadenopatias em regiões cervical, supraclavicular e axilar, todas à direita. As linfadenopatias foram percebidas há 45 dias e tiveram aumento progressivo desde então. O paciente nega febre aferida, mas relata aproximadamente cinco episódios de sudorese noturna nesse intervalo. Relata ainda perda de 8 kg no período. Nega contato com animais em seu domicílio ou em outros locais. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, afebril, frequência cardíaca de 91 bpm; frequência respiratória de 18 irpm; pressão arterial de 121/75 mmHg. Ausculta cardiopulmonar sem alterações, assim como exame abdominal e de membros inferiores. Apresenta múltiplos linfonodos palpáveis em região cervical, supraclavicular e axilar à direita. Alguns endurecidos, outros fibroelásticos. Todos indolores à palpação. Diâmetro máximo estimado de 4 cm em um linfonodo supraclavicular. O paciente realizou radiografia de tórax que evidenciou apenas sinais indiretos de hiperinsuflação pulmonar, e também sorologias para HIV, citomegalovírus, vírus Epstein-Barr e toxoplasmose, que foram todos negativos. Foi decidido, então, realizar biópsia do maior linfonodo para elucidação diagnóstica. Considerando as análises a serem realizadas com a amostra da biópsia, assinale a alternativa correta.
A) A imunohistoquímica utiliza a citometria de fluxo para identificar células clonais e é especialmente útil para o diagnóstico de neoplasias hematológicas. Essa análise não necessita ser feita imediatamente após a biópsia, já que o material deve ser fixado em formol.
B) A imunofenotipagem pode dar um diagnóstico rápido de linfoma, principalmente para muitos tipos de linfomas não-Hodgkin. Essa análise deve ser realizada o mais rapidamente possível após a biópsia, e o material deve ser acondicionado em soro fisiológico 0,9%.
C) A imunofenotipagem utiliza marcadores de estruturas celulares, tanto de superfície como intracelulares, para caracterizar a origem da célula neoplásica e pode dar um diagnóstico rápido de linfoma de Hodgkin. O material para essa análise deve ser acondicionado em soro fisiológico 0,9%.
D) A pesquisa de bacilos álcool-ácido resistentes não apresenta utilidade no material colhido de biópsia. O diagnóstico de tuberculose ganglionar deve ser avaliado exclusivamente por meio da pesquisa de granulomas caseosos.
E) A imunohistoquímica utiliza marcadores que se ligam a complexos imunes presentes na amostra, sendo também chamada de imunofluorescência direta. É especialmente útil no diagnóstico de linfonodomegalias associadas a doenças do colágeno, como lúpus eritematoso sistêmico.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...