Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Paciente do sexo feminino, 59 anos de idade, com antecedent
#Questão 1038470
-
Medicina
,
Neurologia
,
UFSC
,
2022
,
UFSC
, 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica
Paciente do sexo feminino, 59 anos de idade, com antecedentes de hipertensão arterial e diabetes melitos foi levada à emergência por seus familiares com quadro de perda progressiva de força nos membros esquerdos iniciado há cerca de 12 horas. Ao exame físico, apresenta pressão arterial de 155/90 mmHg; frequência cardíaca de 101 bpm; frequência respiratória de 20 irpm e temperatura axilar de 36,4 o C; ausculta cardíaca com ritmo irregular, sem outras anormalidades. A ausculta pulmonar e o exame abdominal sem alterações. Ao exame neurológico, apresenta-se acordada e colaborativa (Glasgow = 15 pontos), apresenta pupilas médias, simétricas e isofotorreagentes à luz, desvio da rima labial para a direita, força grau 1 em membros superior e inferior esquerdos, além de reflexo cutâneo-plantar em extensão à esquerda. A tomografia de crânio realizada em caráter de urgência mostrou extensa hipodensidade em quase todo o território da artéria cerebral média direita. A paciente foi internada e, na madrugada seguinte, cerca de 36 horas após o início do quadro, evoluiu com sonolência. Em avaliação, o médico plantonista estimou uma escala de coma de Glasgow com 10 pontos (AO = 2, RV = 3, RM = 5) e anisocoria, com pupila direita midriática. Assinale a alternativa correta sobre o caso.
A) A causa provável da piora neurológica da paciente é a herniação transfalcina à direita causada por acidente vascular encefálico extenso e edema do hemisfério cerebral direito. Deve ser avaliada com urgência para a realização de trombectomia, além de iniciar medidas emergenciais para hipertensão intracraniana.
B) A paciente apresenta quadro clínico complexo, com desvio de rima labial para o lado contralateral da hemiparesia. A evolução com alteração do nível de consciência deve aventar a hipótese de crise conversiva para explicar o quadro clínico.
C) A causa provável da piora neurológica da paciente é a herniação transtentorial à direita causada por acidente vascular encefálico extenso e edema do hemisfério cerebral direito. Deve ser avaliada com urgência para a realização de craniectomia descompressiva, além de iniciar medidas emergenciais para hipertensão intracraniana
D) Trata-se de um acidente vascular encefálico maligno causando hidrocefalia obstrutiva aguda e hipertensão intracraniana. Deve-se submeter a paciente com urgência à derivação ventricular externa, bem como tomar medidas imediatas para controle da hipertensão intracraniana.
E) A causa provável da piora neurológica da paciente é um estado de mal epiléptico não convulsivo. Deve ser hidantalizada com urgência e submetida a eletroencefalograma para confirmar tal diagnóstico.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...