Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Questão de Concurso para praticar grátis
#Questão 1020621
-
História
,
História Geral
,
FUVEST
,
2022
,
USP
, Professor - História
O professor pode apresentar aos estudantes da escola básica temas e problemas historiográficos como forma de situá-los em relação à inclusão de novos sujeitos na pesquisa histórica acadêmica, e incentivar a “atitude historiadora” entre eles. O texto a seguir pode ser um recurso didático nesse sentido. "Essa Idade Média é resolutamente masculina. Pois todos os relatos que chegam até mim e me informam vêm dos homens, convencidos da superioridade do seu sexo. Só as vozes deles chegam até mim. No entanto, eu os ouço falar antes de seu desejo e, consequentemente, das mulheres. Eles têm medo delas e, para se tranquilizarem, eles a desprezam. Mas preciso me contentar com esse testemunho, deformado pela paixão, pelos preconceitos, pelas regras do amor cortês. Apresso-me a explorá-lo. Na verdade, eu gostaria de descobrir a parte oculta, a feminina. O que era mulher nessa época longínqua, eis o que, nesses textos, me esforço por descobrir.”
Georges Duby. Introdução. Idade Média, idade dos homens. Do amor e
outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
A questão historiográfica que inquietou o autor, e o princípio metodológico utilizado para responder a ela são, respectivamente:
A) as mulheres medievais eram ágrafas, não nos deixaram testemunhos escritos diretos até o século XV, o que implica a necessidade de utilização de outros documentos, como os registros oficiais, para recuperar dados específicos sobre elas.
B) as obras masculinas sobre as mulheres escritas no ambiente cortesão do século XII constroem uma imagem oposta àquelas das escritas pelos clérigos, o que significa que apenas a comparação entre as diferentes perspectivas pode revelar as verdadeiras mulheres.
C) a produção dos registros sobre as mulheres era feita pela elite laica antes do século X, que tinha uma visão utilitária da mulher como esposa e mãe, o que indica que só informam alguns aspectos da vida feminina.
D) os registros da vida feminina feitos pelas mulheres são abundantes desde o século VIII, e precisam ser estudados considerando o contexto e a região em que foram produzidos, comparados entre si, para que forneçam uma visão geral do universo feminino.
E) os homens da Igreja, que monopolizavam a cultura escrita até o século XII, menosprezavam as mulheres, e os documentos escritos por eles devem ser lidos como registros de imagens produzidas sobre elas.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...