Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Deve-se compreender [..] que [..] aquilo que generaliza a v
#Questão 1017247
-
Filosofia
,
,
IFPI
,
2022
,
IF-PI
, Professor - Filosofia - Edital nº 73
Deve-se compreender [..] que [..] aquilo que generaliza a vontade é o interesse comum que os une, pois nessa instituição cada um necessariamente se submete às condições que impõe aos outros: admirável acordo entre o interesse e a justiça, que dá às deliberações comuns um caráter de equidade que vimos desaparecer na discussão de qualquer negócio particular, pela falta de um interesse comum que una e identifique a regra do juiz à da parte. [...] Que será, pois, um ato de soberania? Não é uma convenção entre o superior e o inferior, mas uma convenção do corpo com cada um de seus membros: convenção legítima por ter como base o contrato social, equitativa por ser comum a todos, útil por não poder ter outro objetivo que não o bem geral e sólida por ter como garantia a força pública e o poder supremo.
(ROUSSEAU, J-J. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 56. Coleção Os Pensadores)
Nome recorrente entre os contratualistas, Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), porém, difere de outros dois nomes consagrados nessa corrente de filósofos. Assinale o item no qual essa distinção é
CORRETAMENTE
indicada.
A) Diferentemente de Locke, Rousseau é contra a democracia direta, defendendo que o soberano submeta à sua vontade os demais membros do corpo social.
B) Ao contrário de Hobbes, Rousseau apresenta uma visão mais democrática, assentada nas noções de soberania popular e vontade geral.
C) Enquanto Rousseau entende que o contrato social corrige os males de nosso estado de natureza, Hobbes afirma que o nosso estado de natureza é um estado de paz.
D) Em desacordo com Locke, Rousseau afirma que o pacto social então existente é legítimo e justo, pois assentado em consentimento unânime.
E) Para Rousseau, a figura do
bom selvagem
é uma especulação sem sentido, no que discorda de Hobbes, para quem não há maldade natural em nós.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...