Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Francis Bacon, filósofo inglês do século XVI, diz-se ara
#Questão 1015239
-
Filosofia
,
Conceitos Filosóficos
,
FCC
,
2022
,
SEC-BA
, Ciências Humanas: Filosofia
Francis Bacon, filósofo inglês do século XVI, diz-se arauto da ciência experimental em busca de um novo método. Esse caminho é dificultado pelos ídolos, os enganos que enredam a busca pelo conhecimento verdadeiro: as opiniões preconcebidas (ídolos da caverna), a perspectiva antropocêntrica sobre a natureza (ídolos da tribo), a força das opiniões compartilhadas (ídolos do mercado) e das tradições sedimentadas (ídolos do teatro). Os ídolos, embora aninhados na mente dos homens, só revelam sua ação se observados na trama social, ou seja, no interior das culturas. A teoria dos ídolos é hoje considerada pela sociologia do conhecimento o vestíbulo das ideologias. Desse modo, pode-se concluir que
A) o combate aos ídolos pode dificultar a busca pelo conhecimento experimental confiável.
B) a perspectiva antropocêntrica é um ídolo que não pode ser combatido, pois é intrínseca à constituição da mente humana.
C) a tradição é um ídolo encontrado em todas as culturas, por isso não é obstáculo ao conhecimento.
D) a busca pelo conhecimento orientada pelo método visa corrigir os enganos e desvios provocados por ideários enquanto atribuições de sentido preexistentes à investigação.
E) o termo “ídolo” é inadequado para expressar o caráter tácito das opiniões preconcebidas que visa denunciar.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...