Quanto a classificação dos herbicidas e os mecanismos de

#Questão 1009209 - Engenharia Agronômica (Agronomia), , IBFC, 2022, INDEA-MT, Fiscal Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal - Engenheiro Agrônomo

Quanto a classificação dos herbicidas e os mecanismos de ação, os mesmos podem ser divididos em três grupos. Avalie as classes abaixo:


I. Aplicados ao solo – se movem das raízes as folhas (transporte via floema). Os herbicidas são absorvidos pelas raízes e chegam até a parte aérea das plantas por difusão, fluxo de massa ou interceptação radicular. A atrazina é um bom exemplo de herbicida translocado pelo floema. Herbicidas inibidores de pigmentos como Gamit, Provence, Zorial impedem a produção de clorofila. Os carbamotioatos inibem o crescimento das raízes nas plântulas de daninhas.

II. Aplicado a folha (contato) – reagem rapidamente no ponto de contato e não se movem nos sistemas internos das plantas, ou seja, não são translocados. A maioria funciona destruindo as membranas celulares e são mais efetivos em plantas anuais do que perenes. Exemplos de herbicidas de contato são o paraquat e diquat que atuam como inibidores de fotossistema I.

III. Aplicado a folha (sistêmico) – movimentam-se das folhas para os pontos de crescimento das plantas. Os herbicidas sistêmicos movem no interior da planta tanto para o sistema radicular quanto para a parte aérea, sendo capaz de suprimir tanto raízes quanto a parte aérea. Esse tipo de herbicida é eficiente contra plantas perenes. Tordon, 2,4-D, são exemplos que atuam como reguladores de crescimento.


Estão corretas as afirmativas: 

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis