As diferentes perspectivas teórico-metodológicas da Educa

As diferentes perspectivas teórico-metodológicas da Educação Física escolar vêm sendo difundidas desde a década de 1980 com o intuito de melhor qualificar a prática pedagógica docente, desvelando as questões teóricas que dão explicação à forma como os professores abordam o ensino. Dentre as perspectivas difundidas, temos uma proposta que visa o ensino a partir das decisões que podem vir alternadamente do professor e dos alunos. O grau de abertura e a codecisão dos alunos podem variar a cada turma ou situação. Para a organização da aula, o professor prepara situações-problemas com tarefas para serem realizadas em pequenos grupos, permitindo que os alunos possam experimentar situações de exercícios, de ensino e de aplicação a partir do trabalho coletivo. Em uma aula, para o trabalho com os esportes de invasão, o professor pode preparar quatro folhas-tarefa, contendo desafios a serem solucionados pelos grupos, contemplando a criação de um jogo, a vivência do passe, o arremesso, o chute e a tarefa com a colocação de implementos. Essa ação permite aproximar os alunos das modalidades esportivas para a compreensão dos esportes de invasão, a partir dos conhecimentos inicias para promover a ampliação, a aprendizagem e o aprofundamento das capacidades de ação dos alunos, com vistas a sua utilização de forma autônoma fora da escola. Assinale abaixo, dentre as alternativas propostas, aquela que melhor define as características descritas acima.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis