Assinale, nos itens que seguem abaixo, a alternativa a qual

Assinale, nos itens que seguem abaixo, a alternativa a qual apresenta as principais diferenças propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular da Educação Física.


I. Para a proposição dos conteúdos da Educação Física, os PCNs propunham três blocos: 1) Conhecimento sobre o corpo; 2) Esportes, jogos, lutas e ginásticas e 3) Atividades rítmicas e expressivas, ao passo que a BNCC propões seis unidades temáticas: 1) Brincadeiras e jogos; 2) Esportes; 3) Ginásticas; 4) Lutas; 5) Práticas corporais de aventuras; 6) Danças.

II. Ao tratar das dimensões do conhecimento, a BNCC propôs a alteração da nomenclatura, pois, nos PCNs, a denominação era Dimensões de conteúdos e havia a proposição das dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. A BNCC propõe: experimentação, uso e apropriação, fruição, reflexão sobre a ação, construção de valores, análise, compreensão, protagonismo comunitário.

III. A BNCC não apresenta a Educação Física integrada à proposta pedagógica da escola e desvinculou o conceito da dimensão cultural atribuído ao componente curricular amplamente difundida no documento dos PCNs.

IV. Na BNCC, em virtude da ampliação dos temas a serem abordados no componente curricular, as habilidades previstas para o Ensino Fundamental também aumentaram, passando para 69 habilidades, ao passo que, nos PCNs, não há previsão de habilidades, mas sim de objetivos a serem alcançados.


Assinale a alternativa CORRETA.

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