Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Em condições fisiológicas, a temperatura corporal é con
#Questão 1002798
-
Enfermagem
,
Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem
,
FADENOR
,
2022
,
Prefeitura de Dores de Guanhães - MG
, Técnico em Enfermagem
Em condições fisiológicas, a temperatura corporal é considerada um fator intrínseco controlado pelo corpo humano, apresentando um valor constante. Na mensuração média, normal, por via oral, é entre 36,5°C e 37°C e, por via retal, aproximadamente 0,6°C mais alta que por via oral. A regulação da temperatura do corpo ocorre, principalmente, por mecanismos de
feedback
neurais, através de centros regulatórios da temperatura localizados no hipotálamo, e esses mecanismos sofrem influência de vários fatores como atividade física, hormônios, alterações na temperatura ambiental, ciclo menstrual nas mulheres, dieta alimentar, estado emocional do indivíduo, medicamentos, ciclo circadiano e, até mesmo, postura corporal, pois as temperaturas esofagiana, sublingual e retal são mais elevadas no indivíduo de pé e mais baixas na posição supina. A temperatura corporal elevada pode ser considerada como febre ou hipertermia. Ambas demandam um conjunto de cuidados relacionados, apropriados, específicos e baseados em evidências científicas. Mas, de toda forma, elevações da temperatura acima da média normal podem ser situações de urgência/emergência e, nesse caso, exigem ação rápida. Sobre esse assunto, assinale a alternativa
CORRETA
.
A) A avaliação dos sinais e sintomas como calafrios, sudorese, taquicardia e verificação do aumento da temperatura, na assistência a crianças com febre, é primordial. Além disso, é necessário buscar o aumento do conforto; reduzir a ansiedade dos pais com orientação para aumento do nível de conhecimento e das habilidades para cuidar dos filhos; estimular a hidratação; retirar o excesso de roupas; garantir a circulação de ar no ambiente; realizar a curva térmica para acompanhar a evolução clínica e a avaliação da eficácia dos medicamentos.
B) A hipertermia é uma elevação da temperatura corporal que ultrapassa a variação diária normal, por exemplo, de 37ºC para 39ºC. Essa elevação ocorre em resposta a um sinal químico lançado como parte da resposta inflamatória, com liberação de mediadores. A febre pode ser causada por infecções, atelectasia, doença tromboembólica e reações medicamentosas e acomete um terço dos pacientes hospitalizados.
C) A febre é o aumento da temperatura corporal devido a um desequilíbrio entre a produção e a dissipação de calor. Diferencia-se da hipertermia porque, na febre, o aumento da temperatura corporal ocorre por excesso de produção de calor, falência na sua dissipação ou, ainda, por disfunção do centro termorregulador. Acontece nos casos de intermação, distúrbios neurológicos ou hipertermia maligna, muitas vezes, com a temperatura corporal acima de 40ºC. Como o organismo humano não se adapta à febre, ela deve ser tratada como emergência clínica.
D) As recomendações para o tratamento da febre, geralmente, são repousar em local sem corrente de ar ou ventilação; evitar a ingestão de água e outros líquidos, além do aleitamento materno e uso de antitérmicos recomendados por rotina institucional. Desaconselha-se a associação de antitérmicos com métodos físicos para redução da temperatura corporal, pois os antitérmicos têm ação rápida e eficiente.
E) A monitorização dos dados vitais (temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, saturação de oxigênio) na assistência relacionada à temperatura corporal elevada é dispensável em pacientes pediátricos. No entanto, é importante sempre intervir na sua redução, pois febre nunca é inofensiva e dificilmente se trata apenas de um mecanismo de defesa imunológica.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...