Dicas de Cursos e Concursos Gratuitas
Princípio da Primazia da realidade
É por meio do Princípio da Primazia da realidade, que se busca, no direito do trabalho, optar pela realidade em detrimento da forma.
O que é Princípio da Primazia da realidade
O Princípio da primazia da realidade é também conhecido de princípio do contrato realidade. Como no Direito do Trabalho os fatos são mais importantes que os ajustes formais, a CLT prevê a invalidez dos atos praticados com objetivo de fraudá-la. De acordo com a CLT:art. 9 - Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente Consolidação.
Como atua o Princípio da Primazia
Um exemplo é no caso em que houver típica relação de emprego mascarada por contrato de estágio, tendo como observação que estagiário não é empregado. Sendo assim, por aplicação deste princípio a relação empregatícia deverá ser reconhecida. Outro exemplo que temos é: Determinada empresa contrata um "prestador de serviços" que, na realidade, é um autêntico empregado. Nota-se que nas relações apresentadas acima existem todos os elementos que configuram a relação de emprego existem, então, por aplicação do princípio em estudo, será desconstituída a relação contratual de direito civil e reconhecida a relação de emprego. Lembre-se: No Direito do Trabalho, os fatos são mais importantes que os ajustes formais. O que achou desse conteúdo? [ratings]
Diego Monteiro - Fundador
Siga-me no Instagram @diegomonteirodfNavegue por mais dicas